O Papa nomeia um Comissário Extraordinário para Basílica de Santa Maria Maior
Trata-se de monsenhor Rolandas Makrickas, até então em serviço na Secretaria de Estado
O Papa Francisco nomeou esta quarta-feira, 15 de dezembro, para a Basílica de Santa Maria Maior, um Comissário Extraordinário “donec aliter provideatur”, ou seja, “até que seja tomada outra providência”, com responsabilidade de cuidar da gestão econômica dos bens do Cabido. Trata-se de monsenhor Rolandas Makrickas, lituano, 49 anos de idade, até agora em serviço na Primeira Seção de Assuntos Gerais da Secretaria de Estado.
Um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé explica a decisão com a necessidade de “responder às complexidades particulares da gestão econômica e financeira do Cabido da Basílica Papal de Santa Maria Maior, agravadas pela pandemia”.
Cabido manterá funções litúrgicas e de atividades pastorais
Em sua tarefa, o Comissário Extraordinário será assistido por uma Comissão composta por representantes da A.P.S.A. (Administração do Patrimônio da Sé Apostólica), do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano e da Secretaria para a Economia.
O Cabido, sob a condução do cardeal arcipreste Stanisław Ryłko – conclui o comunicado -, “continuará tendo a tarefa de desempenhar todas as funções litúrgicas e promover a atividade pastoral da Basílica de Santa Maria Maior para favorecer a participação ativa e o cuidado dos fiéis”.
Vatican News