Manhã de Luz – 07/09/22
Liturgia do dia 07 de setembro – QUARTA-FEIRA
23ª SEMANA DO TEMPO COMUM
Ponderar o custo do Reino de Deus
Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia (Sl 118,137.124).
As realidades deste mundo são secundárias em comparação com a única coisa que verdadeiramente importa: o Reino de Deus, que já está presente. A liturgia nos inspira a conhecer e praticar os valores desse Reino.
Leitura da primeira carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos, 25a respeito das pessoas solteiras, não tenho nenhum mandamento do Senhor. Mas, como alguém que, por misericórdia de Deus, merece confiança, dou uma opinião: 26penso que, em razão das angústias presentes, é vantajoso não se casar, é bom cada qual estar assim. 27Estás ligado a uma mulher? Não procures desligar-te. Não estás ligado a nenhuma mulher? Não procures ligar-te. 28Se, porém, casares, não pecas. E se a virgem se casar, não peca. Mas as pessoas casadas terão as tribulações da vida matrimonial; e eu gostaria de poupar-vos isso. 29Eu digo, irmãos, o tempo está abreviado. Então, que, doravante, os que têm mulher vivam como se não tivessem mulher; 30e os que choram, como se não chorassem, e os que estão alegres, como se não estivessem alegres, e os que fazem compras, como se não possuíssem coisa alguma; 31e os que usam do mundo, como se dele não estivessem gozando. Pois a figura deste mundo passa. – Palavra do Senhor.
Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto!
1. Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: / “Esquecei vosso povo e a casa paterna! / Que o rei se encante com vossa beleza! / Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!
2. Majestosa, a princesa real vem chegando, / vestida de ricos brocados de ouro. / Em vestes vistosas ao rei se dirige, / e as virgens amigas lhe formam cortejo.
3. Entre cantos de festa e com grande alegria, / ingressam, então, no palácio real”. / Deixareis vossos pais, mas tereis muitos filhos; / fareis deles os reis soberanos da terra.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Meus discípulos, alegrai-vos, / exultai de alegria, / pois bem grande é a recompensa / que nos céus tereis um dia! (Lc 6,23)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 20Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! 21Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque havereis de rir! 22Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome por causa do Filho do Homem! 23Alegrai-vos, nesse dia, e exultai, pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. 24Mas ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! 25Ai de vós, que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós, que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! 26Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas”. – Palavra da salvação.
Reflexão:
Deus age na vida dos discípulos. O grande esforço dos discípulos, por sua vez, consiste em fazer a vontade de Deus. Nisso consiste sua felicidade. Mas não é uma felicidade fácil. A felicidade está na consciência de que sua vida é centrada em Deus. Mesmo nas perseguições. Por isso, o seguimento implica, além da humildade, muita coragem. Quando Jesus diz “felizes vocês”, ele quer dizer: ergam-se, levantem-se, caminhe para a frente. A felicidade é um caminho. Os “ai de vocês” é a expressão de quem decidiu viver sob o regime do egoísmo. Ser feliz é alargar o pensamento, não olhar somente para nosso umbigo, não ser indiferente aos que têm fome e sede. Não ser medíocre, mas ajudá-los a levantar e caminhar com eles. Assim fez Jesus.