Liturgia Diária

Jesus desafiou um jovem a desfazer-se de tudo

Manhã de Luz – 15/08/22

Liturgia do dia 15/08/22 – 20ª Semana do Tempo Comum

Antífona de Entrada

Ó Deus, nosso protetor, volvei para nós o vosso olhar e contemplai a face do vosso ungido, porque um dia em vosso templo vale mais que outros mil (Sl 83, 10s).

Oração do dia

Ó Deus, preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas, que superam todo desejo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura – Ezequiel 24,15-24

Leitura da profecia de Ezequiel.24 15 A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos:

16 “Filho do homem, vou levar subitamente de ti aquela que faz a delícia de teus olhos. Tu, porém, não darás gemido algum de dor, não chorarás, não deixarás tuas lágrimas correrem.

17 Suspira em silêncio, não celebres o luto habitual dos mortos; conserva o teu turbante na cabeça, põe o calçado nos pés, não cubras a tua barba, não comas o pão das gentes”.

18 De manhã, eu me dirigi ao povo; à tarde, minha mulher morreu. No dia seguinte, fiz o que fora prescrito.

19 Disse-me o povo: “Não irás explicar-nos o que significa esse teu modo de proceder?”

20 Respondi: “A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos:

21 Faze esse discurso aos israelitas: eis o que diz o Senhor Javé: vou profanar o meu santuário, o orgulho de vosso poderio, a alegria de vossos olhos, o objeto do vosso amor; vossos filhos e vossas filhas, que deixastes, vão cair sob a espada.

22 Fareis então como acabo de fazer; não cobrireis a vossa barba, não comereis o pão das gentes;

23 conservareis os vossos turbantes na cabeça, e trareis os pés calçados; não poreis luto e não chorareis. Entretanto, definhareis por causa das vossas iniquidades e gemereis uns com os outros.

24 O que Ezequiel está fazendo será para vós um sinal. Quando isso acontecer, fareis exatamente do mesmo modo como ele fez, e sabereis que sou eu o Senhor Javé”.

Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial – Deuteronômio 32

Esqueceram o Deus que os gerou. 

Da rocha que te deu à luz, te esqueceste,

do Deus que te gerou, não te lembraste.

Vendo isso, o Senhor os desprezou,

aborrecido com seus filhos e suas filhas.

 

E disse: “Esconderei deles meu rosto,

e verei, então, o fim que eles terão,

pois tornaram-se um povo pervertido,

são filhos que não têm fidelidade.

 

Com deuses falsos provocaram minha ira,

com ídolos vazios me irritaram;

vou provocá-los por aqueles que nem são um povo,

através de gente louca hei de irritá-los”.

Leitura –

Evangelho – Mateus 19,16-22

Aleluia, aleluia, aleluia.Felizes os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus (Mt 5,3).

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

19 16 Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: “Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?” Disse-lhe Jesus:

17 “Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos”.

18 “Quais?”, perguntou ele. Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho,

19 honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo”.

20 Disse-lhe o jovem: “Tenho observado tudo isto desde a minha infância. Que me falta ainda?”

21 Respondeu Jesus: “Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!”

22 Ouvindo estas palavras, o jovem foi embora muito triste, porque possuía muitos bens.

Palavra da Salvação.

Comentário ao Evangelho

FALTA-TE ALGO!

O apego exagerado aos bens materiais é um terrível empecilho para o seguimento de Jesus. A dinâmica deste seguimento vai exigindo rupturas sempre mais radicais. Quem não está livre para fazê-las, ficará na metade do caminho.

Na piedade judaica tradicional, a observância dos mandamentos da Lei mosaica era o primeiro passo a ser dado pelo fiel. Muitos se contentavam com este primeiro passo. Outros, como era o caso de uma tendência do farisaísmo, reduzia a observância do Decálogo a pura exterioridade. Os mestres da Lei, por sua vez, detinham-se em interpretações minuciosas dos mandamentos, complicando ainda mais a observância deles.

O mero cumprimento dos mandamentos não é suficiente para tornar alguém discípulo do Reino e herdeiro da vida eterna.

Jesus desafiou um jovem a desfazer-se de tudo quanto possuía, distribuindo seus bens entre os pobres, para fazer-se discípulo do Reino e tornar-se herdeiro da vida eterna. O rapaz, que havia sido fiel em guardar os mandamentos, não se sentiu preparado para fazer o que lhe faltava. O apego aos seus bens impediu-o de aceitar a sugestão de Jesus. E foi-se embora todo perturbado! Quem talvez esperasse um elogio acabou desiludido por ter sido incapaz de optar pela liberdade radical.

Descubra mais sobre Viver Evangelizando

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading