Viver Evangelizando

Jesus é o caminho que leva ao Pai e nos salva

sscc_seguidores_de_jesus (1)

Liturgia Diária – 3 – SEXTA-FEIRA

SANTOS FILIPE E TIAGOAPÓSTOLOS E MÁRTIRES

O amor precisa traduzir-se em atitudes concretas

Estes são homens santos que o Senhor escolheu com verdadeiro amor; deu-lhes a glória eterna, aleluia.

Celebramos hoje dois apóstolos de Cristo: Filipe e Tiago. “Há tanto tempo estou convosco e não me conheces, Filipe?”, assim questionava Jesus ao discípulo que queria ver o Pai, estando justamente diante da plena revelação de Deus, o seu Filho. Tiago, chamado Menor, era parente de Jesus e foi grande líder da comunidade cristã em Jerusalém.

Como se sabe, ambos morreram mártires, doando a vida pela causa do Evangelho. Festejando-os, renovemos nosso compromisso de discípulos do Ressuscitado e rezemos pelos projetos de evangelização em nossas comunidades.

Prefeitura de Oliveira dos Brejinhos-BA abre concurso; veja edital!

Primeira Leitura: 1Coríntios 15,1-8

Leitura da primeira carta de São Paulo aos Coríntios – 1Irmãos, quero lembrar-vos o Evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes. 2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão. 

3Com efeito, transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras; 5e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze. 

6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 7Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. 8Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 18(19)

Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

1. Os céus proclamam a glória do Senhor, / e o firmamento, a obra de suas mãos; / o dia ao dia transmite esta mensagem, / a noite à noite publica esta notícia. – R.

2. Não são discursos nem frases ou palavras, / nem são vozes que possam ser ouvidas; / seu som ressoa e se espalha em toda a terra, / chega aos confins do universo a sua voz. – R.

Evangelho: João 14,6-14

Aleluia, aleluia, aleluia.

Sou o caminho, a verdade e a vida, diz Jesus; / Filipe, quem me vê, igualmente vê meu Pai! (Jo 14,6.9) – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai.

E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 

10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me, eu estou no Pai, e o Pai está em mim.

Acreditai, ao menos, por causa dessas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores do que estas, pois eu vou para o Pai. 13E o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Como vimos, na primeira leitura, o apóstolo transmite-nos aquilo que ele mesmio recebeu: o mistério da morte e a Ressurreição de Jesus, como centro de nossa fé e da vida cristã. No evangelho, em um discurso do Mestre Jesus, Ele se apresenta como “Caminho, Verdade e Vida”.

Ele é o caminho que leva ao Pai.

Nesse sentido, observa-se que os primeiros cristãos eram conhecidos como seguidores do caminho. Ele é a Verdade, pois fora dela não encontramos salvação; e Ele é a vida, que gera vida em nós e nos preenche de esperança de eternidade e plenitude.

Assim, vemos que Felipe ainda não tinha conhecido plenamente a identidade de Jesus, mesmo já estando a tanto tempo com o Mestre. Sendo assim, a missão do Filho é cumprir a vontade do Pai: a salvação da pessoa humana e a glorificação de si e do Pai.

Como sabemos, Filipe, de Betsaida, foi um dos primeiros discípulos chamados por Jesus (cf. Jo 1,43s).

Ocupa sempre o quinto lugar nas listas dos apóstolos e é mencionado várias vezes no Evangelho segundo João. Diante disso, a tradição indica a Turquia como seu campo apostólico e lugar de seu martírio.

Dessa forma, Tiago, o Menor, filho de Alfeu, só é mencionado nos catálogos dos apóstolos. Por falta de biografias confiáveis, não há concordância sobre sua trajetória, já que ele pode ser confundido com Tiago, filho de Zebedeu.

São Filipe e São Tiago são celebrados juntos desde o século VI, na igreja dos Santos Doze Apóstolos, em Roma. Assim, aos seus escolhidos, Jesus garante assistência divina e abre vasto horizonte de esperança e bom êxito na missão: Portanto, “quem acredita em mim, fará as obras que eu faço, e fará obras maiores do que estas” (v. 12).

Sair da versão mobile