Liturgia Diária

O amor precisa traduzir-se em atitudes concretas

Liturgia Diária – 2 – QUINTA-FEIRA

SANTO ATANÁSIOBISPO E DOUTOR DA IGREJA

São José Operário cuidou do fruto da salvação

No meio da Igreja o Senhor abriu os seus lábios, encheu-o com o espírito de sabedoria e inteligência e o revestiu com um manto de glória, aleluia (Eclo 15,5).

Atanásio viveu no Egito, no século 4º. Bispo de Alexandria, foi corajoso defensor da doutrina cristã em tempos de heresias que negavam a divindade de Cristo. Por isso, acabou sofrendo perseguições e exílios, que se tornaram inspiração para novos tratados teológicos. Ao celebrarmos a memória deste que é um dos quatro grandes doutores da Igreja oriental, pedimos a graça de, imitando seus passos, permanecer no amor de Deus revelado em Jesus.

Primeira Leitura: Atos 15,7-21

Leitura dos Atos dos Apóstolos – Naqueles dias, 7depois de longa discussão, Pedro levantou-se e falou aos apóstolos e anciãos: “Irmãos, vós sabeis que, desde os primeiros dias, Deus me escolheu do vosso meio para que os pagãos ouvissem de minha boca a palavra do Evangelho e acreditassem. 

8Ora, Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo como o deu a nós. 9E não fez nenhuma distinção entre nós e eles, purificando o coração deles mediante a fé. 10Então, por que vós agora colocais Deus à prova, querendo impor aos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós mesmos tivemos força para suportar? 

11Ao contrário, é pela graça do Senhor Jesus que acreditamos ser salvos, exatamente como eles”. 

12Houve então um grande silêncio em toda a assembleia. Depois disso, ouviram Barnabé e Paulo contar todos os sinais e prodígios que Deus havia realizado, por meio deles, entre os pagãos. 

13Quando Barnabé e Paulo terminaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: “Irmãos, ouvi-me: 14Simão acaba de nos lembrar como, desde o começo, Deus se dignou tomar homens das nações pagãs para formar um povo dedicado ao seu nome. 15Isso concorda com as palavras dos profetas, pois está escrito: 

16‘Depois disso, eu voltarei e reconstruirei a tenda de Davi que havia caído; reconstruirei as ruínas que ficaram e a reerguerei, 17a fim de que o resto dos homens procure o Senhor com todas as nações que foram consagradas ao meu nome. É o que diz o Senhor, que fez essas coisas, 18conhecidas há muito tempo’. 

19Por isso, sou do parecer que devemos parar de importunar os pagãos que se convertem a Deus. 20Vamos somente prescrever que eles evitem o que está contaminado pelos ídolos, as uniões ilegítimas, comer carne de animal sufocado e o uso do sangue. 

21Com efeito, desde os tempos antigos, em cada cidade Moisés tem os seus pregadores, que o leem todos os sábados nas sinagogas”. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 95(96)

Anunciai as maravilhas do Senhor / entre todas as nações.

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, † cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! / Cantai e bendizei seu santo nome! – R.

2. Dia após dia anunciai sua salvação, † manifestai a sua glória entre as nações / e entre os povos do universo seus prodígios! – R.

3. Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” † Ele firmou o universo inabalável, / pois os povos ele julga com justiça. – R.

Evangelho: João 15,9-11

Aleluia, aleluia, aleluia.

Minhas ovelhas escutam minha voz, / minha voz estão elas a escutar; / eu conheço, então, minhas ovelhas, / que me seguem, comigo a caminhar (Jo 10,27). – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 

10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isso para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Não estamos diante de poesia ou trocadilho com a palavra amor, que aparece repetidas vezes neste breve trecho.

Porque se trata de amor comprometido, como o de Jesus, que dá a vida pela pessoa amada: “Ele, que tinha amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1). Não existe amor a Jesus, se não desembocar no compromisso para com os outros.

Não basta a pessoa dizer que ama a Deus ou ama o próximo; o amor precisa traduzir-se em atitudes concretas: obras de justiça e fraternidade. Ora, tais obras podem provocar reações da sociedade injusta, cujos chefes lutam para manter seus privilégios.

Para isso, são capazes de atentar contra a vida de inocentes. Foi o que fizeram com Jesus, matando-o; foi como trataram uma fileira incontável de mártires, seguidores de Cristo.

Descubra mais sobre Viver Evangelizando

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading