Viver Evangelizando

O anjo aparece a Maria e a convida à alegria.

maxresdefault

Liturgia Diária 20 – QUARTA-FEIRA

3ª SEMANA DO ADVENTO

Como zeloso artista, Deus vai organizando as peças de um todo

Um ramo brotará da raiz de Jessé; a glória do Senhor encherá a terra inteira, e toda criatura verá a salvação de Deus (Is 11,1; 40,5; Lc 3,6).

Antífona “Ó”: Ó Chave de Davi, cetro da casa de Israel, que abris e ninguém fecha, que fechais e ninguém abre: vinde logo e libertai o homem prisioneiro, que nas trevas e na sombra da morte está sentado.

Quem detém a CHAVE (DE DAVI) tem todos os direitos sobre o lugar onde as portas se abrem e se fecham, deixando passar ou não as pessoas. A chave dá o poder àquele que a possui. Jesus afirma ter recebido esse poder do Pai; seu poder está a serviço da vida.

Primeira Leitura: Isaías 7,10-14

Leitura do livro do profeta Isaías – Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11“Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”. 12Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”. 13Disse o profeta: “Ouvi, então, vós, casa de Davi: será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe porá o nome de Emanuel”. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 23(24)

O Senhor vai entrar, é o rei glorioso!

1. Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, / o mundo inteiro com os seres que o povoam; / porque ele a tornou firme sobre os mares / e, sobre as águas, a mantém inabalável. – R.

2. “Quem subirá até o monte do Senhor, / quem ficará em sua santa habitação?” / “Quem tem mãos puras e inocente coração, / quem não dirige sua mente para o crime. – R.

3. Sobre este desce a bênção do Senhor / e a recompensa de seu Deus e salvador.” / “É assim a geração dos que o procuram / e do Deus de Israel buscam a face.” – R.

Evangelho: Lucas 1,26-38

Aleluia, aleluia, aleluia.

Ó Chave de Davi, que abre as portas do Reino eterno: / oh, vinde e livrai do cárcere o preso, sentado nas trevas! – R.

Proclamação do santo Evangelho segundo Lucas – 26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria.

28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe:

“Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso se eu não conheço homem algum?”

35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice.

Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se. – Palavra da salvação.

Reflexão:

O anjo aparece a Maria e a convida à alegria. Diante do inesperado, a jovem moça se assusta e se pergunta o significado de tal surpresa. O mensageiro de Deus a tranquiliza e lhe anuncia uma boa notícia que vem da parte de Deus: ela vai ser mãe. Como ela é jovem e ainda nem casou, o anjo a anima dizendo-lhe que o Espírito Santo agirá. O mesmo Espírito que pairava sobre as águas no início da criação virá sobre Maria para concretizar os planos de Deus. A realização das promessas divinas é obra de Deus, o qual quis contar com a colaboração de Maria para que seu Filho viesse ao mundo. A exemplo de Maria, abramo-nos sempre à vontade do Senhor.

Sair da versão mobile