Liturgia Diária

A fé em Jesus nos motiva a seguir nossa missão 

Liturgia Diária 3 – QUARTA-FEIRA

SANTOS FILIPE E TIAGO MENOR

APÓSTOLOS

“Diga adeus à dor nas costas com nosso ebook exclusivo! Descubra os segredos dos especialistas em saúde para aliviar a dor nas costas de forma natural e eficaz. Com este ebook, você terá acesso a dicas e técnicas comprovadas para eliminar a dor nas costas de uma vez por todas Não deixe que a dor controle sua vida.

_Newproductfeedinstagram

CLIQUE AQUI E ADQUIRA O SEU!

Estes são os santos que Deus escolheu no seu amor. Deu-lhes uma glória eterna, aleluia!

Filipe foi um dos primeiros seguidores de Cristo. O Evangelho de João mostra um particular interesse por esse apóstolo, o qual, no contexto da última ceia, disse a Jesus: “Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta”. Tiago, denominado Menor, primo de Jesus e autor da carta que leva seu nome, contribuiu para o crescimento da comunidade cristã de Jerusalém. Celebrando o testemunho desses apóstolos e mártires, cresçamos na disposição de ser eloquentes testemunhas do Evangelho.

Quem é Jesus para você?

Primeira Leitura: 1 Coríntios 15,1-8

Leitura da primeira carta de São Paulo aos Coríntios – 1Irmãos, quero lembrar-vos o Evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes. 2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão. 3Com efeito, transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras; 5e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze. 6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 7Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. 8Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 18(19)

Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

1. Os céus proclamam a glória do Senhor, / e o firmamento, a obra de suas mãos; / o dia ao dia transmite esta mensagem, / a noite à noite publica esta notícia. – R.

2. Não são discursos nem frases ou palavras, / nem são vozes que possam ser ouvidas; / seu som ressoa e se espalha em toda a terra, / chega aos confins do universo a sua voz. – R.

Evangelho: João 14,6-14

Aleluia, aleluia, aleluia.

Sou o caminho, a verdade e a vida, diz Jesus; / Filipe, quem me vê, igualmente vê meu Pai! (Jo 14,6.9) – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me, eu estou no Pai, e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa dessas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço e fará ainda maiores do que estas, pois eu vou para o Pai. 13E o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Filipe foi um dos primeiros a seguir Jesus e pertencer ao grupo dos doze apóstolos. No Evangelho de João, as intervenções de Filipe expressam sua esperança de ver a realização das antigas profecias na pessoa de Jesus. A tradição aponta a Turquia como lugar do apostolado e martírio de Filipe. Tiago, filho de Alfeu, é um dos Doze e autor da carta de Tiago. Ocupou cargo de responsabilidade na comunidade de Jerusalém e teve importante papel no Concílio de Jerusalém. Morreu mártir pelo ano 62. A partir do pedido de Filipe, Jesus faz verdadeira catequese sobre sua identificação com o Pai. O que o Pai quer é o que o Filho executa; o que o Pai manda dizer é o que o Filho diz. Pela fé em Jesus, seus discípulos poderão realizar obras ainda maiores do que as feitas por Jesus durante sua missão terrena.

 

Descubra mais sobre Viver Evangelizando

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading