Liturgia Diária

Cristo é a luz que ilumina a história da humanidade.

Manhã de Luz – 19/09/22

Liturgia do dia 19 de setembro – SEGUNDA-FEIRA

25ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Servimos a Deus ou ao Dinheiro?

Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.

A prática de breves e simples recomendações em benefício do próximo é luz para a vida e oferece solidez a quem se dispõe a trilhar os caminhos do Senhor. A liturgia nos convida a realizar, no dia a dia, tudo o que agrada a Deus.

Rodrigo Pacheco assume Presidência da República por quatro dias
Primeira Leitura: Provérbios 3,27-34

Leitura do livro dos Provérbios – Meu filho, 27não recuses um favor a quem dele necessita, se tu podes fazê-lo. 28Não digas ao próximo: “Vai embora, volta amanhã, então te darei”, quando podes dar logo! 29Não trames o mal contra o próximo quando ele vive contigo cheio de confiança. 30Não abras processo contra alguém sem motivo, se não te fez mal algum! 31Não invejes o homem violento e não escolhas nenhum de seus caminhos, 32porque o Senhor detesta o perverso, mas reserva sua amizade aos íntegros. 33O Senhor amaldiçoa a casa do ímpio, mas abençoa a morada dos justos. 34Ele zomba dos zombadores, mas concede o seu favor aos humildes. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 14(15)

O justo habitará no monte santo do Senhor.

1. “Senhor, quem entrará em vossa casa?” † Aquele que caminha sem pecado / e pratica a justiça fielmente; / que pensa a verdade no seu íntimo / e não solta em calúnias sua língua.

2. Que em nada prejudica o seu irmão / nem cobre de insultos seu vizinho; / que não dá valor algum ao homem ímpio, / mas honra os que respeitam o Senhor.

3. Não empresta o seu dinheiro com usura † nem se deixa subornar contra o inocente. / Jamais vacilará quem vive assim!

Evangelho: Lucas 8,16-18

Aleluia, aleluia, aleluia.

Vós sois a luz do mundo; / brilhe a todos vossa luz. / Vendo eles vossas obras, / deem glória ao Pai celeste! (Mt 5,16) 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Cristo é a luz que ilumina a história da humanidade. A missão da comunidade é tornar essa luz conhecida. Por isso, não cabem medo nem timidez. Evangelizar é comunicar. A comunicação da Boa Notícia é a luz que deve ser colocada no alto. A maldade que é articulada nos subterrâneos escuros não encontra respaldo quando a luz da verdade é colocada em destaque. Cabe à comunidade cristã ser ousada, comprometida e testemunhar a luz verdadeira. Não basta ouvir de modo superficial a Palavra; será uma riqueza desperdiçada. Cumpre-nos ouvi-la ativamente. Quanto mais a pessoa se entrega a Deus sem cálculos, tanto mais Deus se manifesta a ela sem medida.

Descubra mais sobre Viver Evangelizando

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading