Liturgia Diária

Deus é e deve ser tudo em nossa vida

Manhã de Luz – 27/07/22

Liturgia do Dia 27 de Julho – Quarta-feira

XVII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde – Ofício do Dia)

Feliz de quem se torna discípulo de Jesus

Antífona de EntradaDeus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele que dá força e poder a seu povo (Sl 67,6s.36)

Oração do diaÓ Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Leitura (Jeremias 15,10.16-21)Leitura do livro do profeta Jeremias.

15 10 “Ai de mim, ó minha mãe, que me geraste, para tornar-se objeto de disputa e de discórdia em toda a terra! Não sou credor nem devedor, e, no entanto, todos me maldizem.

16 Vede: é por vós que sofro ultrajes da parte daqueles que desprezam vossas palavras. Aniquilai-os. Vossa palavra constitui minha alegria e as delícias do meu coração, porque trago o vosso nome, ó Senhor, Deus dos exércitos!

17 Não me assentei entre os escarnecedores, para entre eles encontrar o meu prazer. Apoiado em vossa mão, assentei-me à parte, porque me havíeis enchido de indignação.

18 Por que não tem fim a minha dor, e não cicatriza a minha chaga, rebelde ao tratamento? Ai! Sereis para mim qual riacho enganador, fonte de água com que não se pode contar?

19 Eis a razão pela qual diz o Senhor: Se voltares, farei de ti o servo que está a meu serviço. Se apartares o precioso do que é vil serás como a minha boca. Serão eles, então, que virão a ti, e não tu que irás a eles.

20 Então, erguerei ante esse povo sólida muralha como o bronze. Será atacada, mas não conseguirão vencê-la, pois estarei a teu lado para proteger-te e te livrar – oráculo do Senhor. 21 Arrebatar-te-ei da mão dos maus e te libertarei do poder dos violentos”.

Palavra do Senhor.

CopiadeRECEITAGRATIS1

Salmo Responsorial 58/59
 

Sois meu refúgio no dia da aflição.

Libertai-me do inimigo, ó meu Deus,

e protegei-me contra os meus perseguidores!

Libertai-me dos obreiros da maldade,

defendei-me desses homens sanguinários!

Eis que ficam espreitando a minha vida,

poderosos armam tramas contra mim.

Mas eu, Senhor, não cometi pecado ou crime.

Minha força, é a vós que me dirijo,

porque sois o meu refúgio e proteção,

Deus clemente e compassivo, meu amor!

Deus virá com seu amor ao meu encontro,

e hei de ver meus inimigos humilhados.

Eu, então, hei de cantar vosso poder

e de manhã celebrarei vossa bondade,

porque fostes para mim o meu abrigo,

o meu refúgio no dia da aflição.

Minha força, cantarei vossos louvores,

porque sois o meu refúgio e proteção,

Deus clemente e compassivo, meu amor!

Evangelho (Mateus 13,44-46)Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu vos chamo meus amigos, pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou (Jo 15,15).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 13 44 “O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo.

45 O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas.

46 Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra”.

Palavra da Salvação.

Comentário ao Evangelho   

O ABSOLUTO DO REINO

O centro de convergência da parábola do tesouro escondido e da pérola preciosa encontra-se na decisão do agricultor e do comerciante, de desfazer-se de todos os seus bens para adquirir o bem encontrado, por ser sobremaneira precioso. O bom senso mostrou-lhes a conveniência de investir tudo na aquisição do bem maior. A perda redundaria em ganho, a loucura revelar-se-ia sabedoria.

Assim comporta-se o discípulo em relação ao Reino. Sua descoberta leva-o a redimensionar toda a sua vida, dando um sentido novo a cada um de seus aspectos, subordinando-os ao absoluto do Reino. O discípulo predispõe-se a qualquer sacrifício. Nada lhe parece demasiadamente pesado, quando se trata de colocar o Reino e seus valores no centro de sua existência.

O discípulo vê-se confrontado com a responsabilidade de fazer uma opção que revolucionará toda a sua vida. Nem sempre estará seguro do passo que deverá dar. Daí a possibilidade de se deixar levar pelo medo e pela incerteza. A convicção do discípulo, ao tomar esta decisão, dependerá do modo como foi tocado pelo Reino. Quanto mais profunda for a experiência tanto mais seguro estará o discípulo. Uma experiência superficial dificilmente levará a uma opção radical. Aí se revela quem, de fato, fez-se discípulo do Reino.

Oração

Espírito de radicalidade, reforça minha opção pelo Reino e seus valores, para que eu o coloque sempre mais como o centro de minha vida.

Descubra mais sobre Viver Evangelizando

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading