Viver Evangelizando

Jesus nos convida a viver a conversão de cada dia

21

Assim, Jesus nos convida a viver a conversão de cada dia.

Sendo assim, em Jesus seguimos nossa missão pelo Reino de Deus.

Evangelho do dia – Rádio Sonho de Deus. (clique para baixar o aplicativo)

Liturgia do Dia 11 de Janeiro – Segunda-feira

I SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia da I Semana do Saltério)

Antífona de EntradaErgamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo poder é eterno.
Oração do diaÓ Deus, atendei como pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Manhã de Luz – 11/01/21:
https://www.viverevangelizando.com/wp-content/uploads/2021/01/Programa-Manha-de-luz-com-Pe-Alex-Nogueira-11012021.mp3?_=1
Leitura (Hebreus 1,1-6)Leitura da carta aos Hebreus.
1 Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. 2 Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas. 3 Esplendor da glória (de Deus) e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra.

Depois de ter realizado a purificação dos pecados, está sentado à direita da Majestade no mais alto dos céus, 4 tão superior aos anjos quanto excede o deles o nome que herdou.
5 Pois a quem dentre os anjos disse Deus alguma vez: “Tu és meu Filho; eu hoje te gerei?” Ou então: “Eu serei seu Pai e ele será meu Filho?”
6 E novamente, ao introduzir o seu Primogênito na terra, diz: “Todos os anjos de Deus o adorem”.
Palavra do Senhor.

Aleluia, aleluia, aleluia.
Salmo Responsorial 96/97
Adorai o Senhor Deus, vós anjos todos!

Deus é rei! Exulte a terra de alegria,
e as ilhas numerosas rejubilem!
Treva e nuvem o rodeiam no seu trono,
que se apóia na justiça e no direito.

E assim proclama o céu sua justiça,
todos os povos podem ver a sua glória.
Aos pés de Deus vêm se prostrar todos os deuses!

Porque vós sois o Altíssimo, Senhor,
muito acima do universo que criastes,
e de muito superais todos os deuses.

Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o reino de Deus está chegando! (Mc 1,15).

Evangelho (Marcos 1,14-20)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.1 14 Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-se para a Galiléia. Pregava o Evangelho de Deus, e dizia:
15 “Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede no Evangelho.”
16 Passando ao longo do mar da Galiléia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores.
17 Jesus disse-lhes: “Vinde após mim; eu vos farei pescadores de homens.”

18 Eles, no mesmo instante, deixaram as redes e seguiram-no.
19 Uns poucos passos mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam numa barca, consertando as redes. E chamou-os logo.
20 Eles deixaram na barca seu pai Zebedeu com os empregados e o seguiram.
Palavra da Salvação.

Comentário ao Evangelho
Assim, completou-se o tempo!

Primordialmente, a irrupção de Jesus, na nossa história, pôs fim ao anseio de salvação, longamente acalentado pela humanidade pecadora.

Dessa forma, ao proclamar ter-se completado o tempo, afirmava ter chegado a libertação, e, com ela, a possibilidade de se criar um mundo novo, onde o império do pecado e do egoísmo seria desarticulado, para dar lugar ao amor. Em outras palavras, um mundo regido pela vontade de Deus.

Na língua grega, este tempo é chamado de kairós, distinto do tempo cronológico, mensurável.

Assim, o kairós é um tempo especial, irrepetível. É aquele momento exato, em que nos defrontamos com a possibilidade única de fazer algo de grandioso, ou em que alguma coisa importante está acontecendo em nossa vida. Dessa maneira, o Mestre situa-se, exatamente, neste tempo oportuno, dando-lhe uma consistência especial.
Neste contexto de kairós, a admoestação de Jesus assume maior gravidade:

“Mudem de mentalidade e se convertam ao Evangelho!”.

Nesse sentido, é o ser humano confrontado com a exigência de romper as amarras do egoísmo a fim de voltar-se, decidido, para o projeto de Reino querido pelo Pai.
Sendo um apelo irrepetível, urge acolhê-lo, decididamente, com sua exigência de ruptura com o passado, para abraçar a novidade oferecida por Deus.

Portanto, é pura insensatez adiar o momento da conversão. A prudência aconselha a não perder esta oportunidade singular.

Oração
Pai, torna-me solícito em atender o convite à conversão, proclamado por Jesus. Que eu não perca a chance que me é dada de aderir, com sinceridade, ao teu Reino.

Sair da versão mobile