Caminhada EcoDom 2019 para Belo Horizonte e levou mensagem de preservação ambiental
Mais de 20 mil estudantes caminham em defesa do meio ambiente
Movimento, Caminhada EcoDom EcoDom encerra atividades de 2019 com grande festa em Belo Horizonte.
Belo Horizonte teve grande mobilização em defesa do meio ambiente na manhã desta sexta-feira (22).
Mais de 20 mil estudantes, acompanhados pelos seus professores, participaram da VIII Caminhada Ecológica, promovida pelo Movimento EcoDom, celebrando o empenho e as conquistas de projetos de sustentabilidade desse ano.
O Movimento EcoDom, da Escola de Direito Dom Helder e Escola de Engenharia EMGE, conta com a participação de escolas da rede pública de educação de Minas Gerais, em convênio com a Secretaria de Estado da Educação.
O evento contou também com as 61 escolas que disputaram, exclusivamente, o Campeonato Estadual de Matemática (CEM) promovido pela EMGE.
Munidos com balões, faixas, tambores e bandeiras, os estudantes deixaram a Praça Raul Soares, às 8h30, e seguiram pela Avenida Olegário Maciel até a Praça da Assembleia Legislativa, no Santo Agostinho.
A manifestação foi puxada pela fanfarra do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG) e parou o Centro de Belo Horizonte.
“É muito bonito ver esses jovens com tamanha empolgação e alegria! Temos que nos manifestar mesmo.
O meio ambiente agradece”, afirmou a aposentada Maria Helena Costa, que mudou o percurso de suas atividades físicas para acompanhar a caminhada.
O clima de festa prosseguiu na Praça da Assembleia, que foi palco de várias atividades:
premiação da Pegada Ambiental, premiação dos ganhadores do Projeto Socioambiental, entrega dos certificados do Campeonato Estadual de Matemática, final do Concurso de Dança EcoDom e final do Concurso de Fotografia Garota e Garoto EcoDom.
“É uma festa da democracia, da inclusão socioambiental.
Vemos aqui estudantes que, independentemente de partido político, raça ou religião, se uniram para fazer o bem, para lutar pelo meio ambiente”, afirmou o Jesuíta Paulo Stumpf, reitor da Dom Helder Escola de Direito.
O reitor destacou que a proposta do movimento vai bem além do estudo e da sala de aula, trazendo resultados concretos e mudando a realidade das escolas participantes.
Clique na imagem acima e veja você mesmo!
“Não é ‘mimimi’! É trabalho sério e feliz!
Que coisa linda ver vocês, estudantes, trabalhando em defesa do uso racional da água, do uso racional da energia elétrica, cuidando das escolas, dos jardins das escolas, das praças de seus bairros.
Vamos celebrar essa caminhada! Parabéns a todos”, saudou o Jesuíta.
O professor Francisco Haas, pró-reitor de Extensão da Dom Helder / EMGE e coordenador do Movimento EcoDom, trouxe alguns números que refletem o trabalho desenvolvido ao longo ao ano.
“O movimento mobilizou 200 escolas e mais de 5 mil líderes estudantis.
São 300 bolsistas da Dom Helder e da Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE), que prestam suporte às equipes, além dos professores apoiadores.
Indiretamente, o movimento atingiu mais de 1 milhão de pessoas no decorrer de 2019, com uma metodologia que transforma e revoluciona as Minas Gerais”, destacou.
Já o professor Franclim Brito, reitor da EMGE, manifestou grande alegria pelos resultados do movimento:
“Assim como o movimento aposta em um mundo melhor, socioambientalmente justo e sustentável, nós da EMGE acreditamos numa educação de qualidade nos nossos cursos de Engenharia e Ciência da Computação”, declarou, anunciando que, na próxima semana, haverá uma campanha de matrícula a R$ 59 em ambos os cursos para integrantes do movimento EcoDom.
Pegada Ambiental
O Pegada Ambiental avalia as escolas participantes em 10 indicadores:
consumo de água, consumo de energia, consumo de papel, geração de resíduos, coleta de recicláveis, áreas verdes, alimentação saudável, trânsito sustentável, infraestrutura e trabalho de temas transversais nas disciplinas.
O projeto constatou nas escolas a redução de 35% no consumo de água em 2019 em relação ao ano anterior.
Este ano, o índice chegou a 6,5 litros per capta por dia, enquanto a média em 2018 foi de 10 litros per capta/dia.
Outro indicador levantado foi o consumo de energia, que em 2019 alcançou a média de 0,6 Kwh/mês por pessoa.
As medições ocorreram entre outubro de 2018 e setembro de 2019, totalizando 12 meses, e servirão de parâmetro para futuras comparações.
“O trabalho tem dado resultados excelentes.
Em 2018, coletamos 108 toneladas de material reciclável, e em 2019, chegamos a 212 toneladas.
Ou seja, a reciclagem do EcoDom nesses dois anos de pegada já promoveu um impacto econômico de mais de R$ 250 mil”, apontou José Cláudio Junqueira (professor de Engenharia e Direito da Dom Helder / EMGE), coordenador do Pegada Ambiental do EcoDom.
Ele anunciou 12 escolas com os melhores resultados, que receberam Certificado Prata.(…)
A melhor escola, E.E. General Carneiro, ganhou como prêmio uma viagem para Fernando de Noronha para alunos participantes e para o professor orientador Diógenes Mendes:
“Foi surpreendente! Os alunos se empenharam muito, trabalharam aos finais de semana, feriados.
Nosso projeto teve três focos principais: o reuso de água, a implantação de placas fotovoltaicas na escola e o cultivo de plantas não convencionais, chamadas PANCs.
Estruturamos de forma que ele pode ser levado às demais escolas do Estado”, contou Diógenes.
Projeto socioambiental
No total, 139 escolas participaram do Projeto Socioambiental ao longo do ano.
As escolas escolheram três índices do Pegada Ambiental para desenvolver projetos de sustentabilidade.
(…)
Dia Mundial da Limpeza
Durante toda a Caminhada, foi realizada uma ação especial do grupo de voluntários do Dia Mundial da Limpeza, membro da ONG Limpa Brasil.
Foi formada uma equipe de alunos, professores e demais presentes para a coleta de lixo em todo o percurso da caminhada.
Além disso, o EcoDom contou com a participação da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) de Belo Horizonte que proporcionou a limpeza da Praça da Assembleia após o evento.
Também colaboraram com o evento o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), as Polícias Civil e Militar, a BHTrans, os Guardas Municipais e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Balanço do movimento Caminhada EcoDom 2019
De acordo com o professor Francisco Haas, coordenador do EcoDom, a caminhada superou as expectativas. “Foi um sucesso, sem chuva, os alunos felizes e alegres em participar da 8ª Caminhada Ecológica”, afirmou.
A deputada estadual Ana Paula Siqueira (Rede) parabenizou a Dom Helder pela iniciativa.
“É um evento majestoso. Temos aqui milhares de jovens, adolescentes, estudantes.
É um projeto maravilhoso por tratar a questão da sustentabilidade, especialmente com esses jovens, que serão nosso futuro.
A temática do cuidado com o lixo, as vestimentas feitas com materiais recicláveis, as questões políticas da mineração, o cuidado com o meio ambiente, tudo isso é simplesmente muito bonito”, destacou a parlamentar.
Alexis Campos Alves, diretor da Diretoria de Modalidade e Temática da Secretaria de Educação de Minas Gerais, conta que, por já ter sido professor e diretor de escola, ficou feliz ao constatar que as atividades do projeto “mexem com a escola, o professorado, o aluno”.
“A nossa tendência, na Secretaria de Educação, é de fomentar essas parcerias, para que os alunos não fiquem só no âmbito da sala de aula, mas que eles possam aplicar o conhecimento no dia a dia”, declarou Alves, reiterando a intenção de não apenas manter, mas ampliar a parceria com o EcoDom.
O diretor destacou ainda que apesar de todos os exemplos negativos, os estudantes “estão conseguindo distinguir entre aquilo que é bom e ruim e ainda têm esperança de salvar nosso planeta”.
“A palavra é essa: esperança. Eles representam nossa esperança.”
Um exemplo dessa esperança foi a iniciativa da equipe do Colégio Tiradentes, que distribuiu sementes de ipês durante a festa.
“É sensacional saber que várias pessoas estão inserindo esse pensamento nos alunos, conscientizando em prol do meio ambiente. Precisamos cuidar da nossa casa, plantar árvores”, afirmou a aluna Ana Clara Ribeiro.
As atividades do Movimento EcoDom têm apoio do domtotal.
Fonte do texto e da foto principal:
DomTotal
Você precisa fazer login para comentar.