Quais os melhores passos para uma boa vida de oração?
Partindo desta máxima de São Vicente de Paulo creio que assim como eu muitos se perguntam ainda quais os melhores passos para uma boa vida de oração.
Nesse sentido, depois de muita oração e pesquisa conseguir reunir sete passos para sermos mais fiéis a Deus e consequentemente crescer em nossa vida oração e missão evangelizadora.
Assim, espero que com esse breve caminho orante você consiga cada dia mais estar em comunhão com Deus e seu projeto de promoção do Reino da vida.
1° Passo:Busque sempre um lugar para orar, pois esse será o seu cantinho particular de falar com Deus, de oração.
Assim, mesmo que tenha necessidade de rezar em outros lugares como no carro, no caminho para o trabalho, ou na faculdade…lembre-se que você tem lugar onde se senti mais confortável para esse momento tão espercial.
Crescer em nossa vida oração e missão evangelizadora…
Nesse sentido, a oração pessoal deve ter lugar próprio, entre você e Deus.
Dessa forma, Você precisa de um lugar onde as pessoas não o atrapalhem e nem o interrompam;
Por isso, busque um lugar que lhe proporcione intimidade.
Vejas estas dicas:
A igreja; A beira do rio; Seu quarto ou em um lugar mais afastado da casa. Busque através de sua fé e Deus lhe mostrará o seu melhor lugar oração.
2° Passo: Quase sempre, rezamos apenas quando sentimos vontade, mas acredito que sem disciplina, persistência e determinação será mais difícil alcançarmos a santidade e ou mesmo uma boa intimidade com Deus.
Dessa forma, pensando assim, terá dias que praticaremos mais a oração e outros que deixaremos o cansaço, sono e falta de vontade nos dominar ao ponto de decidirmos não rezar.
Nesse sentido,precisamos sim determinar um cronograma de quanto tempo do nosso dia decidiremos estar ainda em mais sintonia com Deus através da oração.
Como dica, comece com pouco tempo mesmo e depois, gradativamente você pode ir aumentando-o.
Entretanto, faz-se necessário que o tempo oração aumente e nunca diminua. Sabemos que mesmo o pouco de 10 ou 20 minutos da sua oração será bem vista por Deus, pois,Ele verá o quanto rezas com amor e determinação.
Assim, escolha além da quantidade também o melhor horário do dia para esse momento orante.
Uma forma prática para crescer na vida de oração…
Leia mais:
.Motivar a ação de Deus em nossa vida, eis a nossa missão
3° Passo: Rezar um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.
O Pai-Nosso foi a oração que Jesus nos ensinou, nela vamos encontrar grandes ensinamentos que Ele nos deixou; e também a Ave-Maria.
Dessa forma, recitar essas orações é fazer eco à voz de Deus nos dias atuais.
Por isso, com muita fé continuemos a rezar o Pai-Nosso e também o Santo Terço saudando a Maria.
4° Passo: Oração também é momento de agradecer.
Por isso, durante ou mesmo ao fim do dia lembrar-se de tudo o que passou ou até mesmo, lembranças que vierem à sua mente neste momento.
Dessa forma, poder agradecer a Deus é e sempre será uma grande graça.
Podemos fazer mais ou menos assim ou de forma espontânea: “Senhor, eu Te louvo, porque hoje eu abri meus olhos e vi as nuvens no céu, elas estavam lindas.
Senhor, eu Te louvo, porque hoje não me faltou o alimento, e porque sei que estás sempre ao meu lado. Eu Te louvo por tudo, por aquilo que foi bom e por aquilo que ainda não foi bom”.
Amém!
5° Passo: Oração também é pedir perdão de nossas falhas.
Então, vamos pedir perdão ao Senhor por todas as coisas que fizemos e não foram muito legais.
Nesse sentido, pedir perdão é também ótimo começo para termos uma boa vida orante.
Peçamos perdão, ao Senhor, pelas vezes em que erramos e fizemos aquilo que não deveríamos fazer.
Comece assim:
“Senhor, perdoe-me. Hoje, eu menti, tive vergonha de assumir a verdade. Senhor, perdoe-me também quando fiquei com muita raiva daquela pessoa. Senhor, perdão”.
6° Passo: Agora,depois de todo esse percurso de espiritualidade e intimidade com Deus podemos fazer os nosso pedidos, as nossas súplicas.
Contudo, comece pedindo pelos outros e deixar para o fim os seus pedidos pessoais.
Dessa forma, quando fizer os seus pedidos, lembre-se disso:
“A confiança que depositamos Nele é esta: em tudo quanto lhe pedirmos, se for conforme à sua vontade, Ele nos atenderá” (I Jo 5,14).
Vida de oração
7° Passo:Chegamos ao fim que deverá ser um constante recomeço. Pois, a oração é diálogo, é conversa e, em uma conversa, sempre existe a hora de ouvir.
Dessa forma, precisamos com atenção ouvir e deixar que a voz de Deus seja mais presente em nossa vida.
Para isso, pegue sua Bíblia e leia a liturgia diária ou uma parte qualquer.
Quando não entender alguma coisa, procure pessoas que realmente o ajudem e não aquelas pessoas que o deixe mais confuso.
Assim, o exercício diário de fé através da oração te fará ter cada dia mais uma melhor intimidade com Deus e com seu missão.
São simples sete passos que o ajudará perceber que Deus quer estar cada vez mais próximo de você, basta que você possibilite isso a cada dia.
Atenciosamente,
Você precisa fazer login para comentar.